O QUE É PLASTIMODELISMO?

Plastimodelismo é a técnica ou arte de projetar e construir modelos reduzidos de aviões, barcos, automóveis etc. com matéria plástica

Desde o início dos tempos o ser humano sempre reproduziu em miniaturas diversos objetos, de animais até veículos.

Graças a essas reproduções em miniatura, podemos hoje conhecer parte da história humana. Exemplo disso são réplicas de navios egípcios de milhares de anos encontradas em túmulos no Egito que nos mostram como era a indústria naval da época.

O modelismo contemporâneo, surgiu na época da Segunda Guerra. Era comum nas partes beligerantes fazerem réplicas de aviões para estudar táticas de combate e de reconhecimento. Os aviões eram feitos de madeira ou de um material chamado bakelite, que foi o primeiro plástico feito de componentes sintéticos.

Com o fim da guerra, começaram a surgir diversas marcas de produtores de miniaturas que começaram a utilizar da técnica de plástico injetado para fazer modelos que eram montados como se fossem um quebra cabeça. Foi dessa época que veio o nome “plastimodelismo”.

Os primeiros kits plásticos foram fabricados pelas empresas britânicas Frog e Airfix nos década de 1950. Na sequência surgiram os fabricantes americanos como Revell, AMT e Monogram que ascenderam no mercado na década seguinte, assim como também a francesa Heller SA na Europa. A partir da década de 1970, fabricantes japoneses como Tamiya e Hasegawa dominaram o mercado e se tornaram sinônimo de tecnologia e qualidade.

Hoje existem empresas do leste europeu, Rússia, República Popular da China e Coreia do Sul que têm ganhado notoriedade no mercado.

Ao redor do mundo existem milhões de praticantes, das mais diversas idades, com dezenas de fabricantes que criam replicas dos mais diversos objetos em miniaturas de objetos, tais como carros, motos, aviões, navios, figuras e etc.

Participe! Conheça o trabalho do GPBH!